sábado, 25 de setembro de 2021

Eleições da Igreja da Suécia em 2021


As eleições eclesiásticas na Suécia em 2021 realizaram-se a 19 de setembro de 2021 para eleger os dirigentes locais, regionais e nacionais da Igreja da Suécia no período de 4 anos entre 2021 e 2025.

Os 5,8 milhões de membros da igreja sueca, com mais de 16 anos, puderam entregar os boletins de voto, e escolher entre os 15 grupos eleitorais que participaram no evento – entre os quais 4 partidos políticos.


Participaram nestas eleiçoes 17% dos eleitores com direito de voto. O resultado preliminar das eleições para a Assembleia da Igreja da Suécia (Kyrkomötet) é o seguinte:


Partido Social-Democrata (Socialdemokraterna) 27%

POSK – Independentes Políticos (Partipolitiskt obundna i Svenska kyrkan) 19%

Partido do Centro (Centerpartiet) 11%

Alternativa Burguesa (Borgerligt alternativ) 8%

Partido dos Democratas Suecos (Sverigedemokraterna) 7%

Esquerda (Vänstern i Svenska Kyrkan) 7%


FONTES

•Igreja da Suécia | Kyrkovalet - demokrati i kyrkan (Eleições eclesiásticas – democracia na igreja) | http://www.svenskakyrkan.se/kyrkoval/

•Igreja da Suécia | Om kyrkovalet (Sobre as eleições eclesiásticas) | https://www.svenskakyrkan.se/kyrkoval/om-kyrkovalet


INFO

A Igreja da Suécia (Svenska kyrkan) é uma igreja protestante de confissão luterana.

Abandonou os dogmas da Igreja Católica Romana, e aderiu aos postulados da Reforma Protestante por decisão dos bispos suecos na cidade de Västerås no ano de 1527.

Até 1999 era uma igreja de estado (statskyrka), subordinada ao Governo da Suécia. Em 2000 passou a ser autónoma em relação ao estado, embora regulada pela Lei da Igreja da Suécia (SFS 1998:1591), pela qual tem de seguir a fé evangélica-luterana, ser democrática e abranger todo o território da Suécia.

Sem comentários: