sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

SUÉCIA NA CIMEIRA DE BRUXELAS
A situação na Síria dominou a reuniã
o


O primeiro-ministro sueco Stefan Löfven declarou na conferência de imprensa, após a Cimeira de Bruxelas de 15 de dezembro de 2016, que o assunto dominante do encontro foi a situação crítica em Aleppo na Síria. Para a União Europeia é fundamental o respeito pelo direito internacional, e os eventuais crimes de guerra serão levados a tribunal.
A Suécia queria também mais sanções contra a Rússia pela sua intromissão na Síria, mas não teve apoio dos outros países.
O outro tema da reunião foi a política de migração na Europa, em que as divergências entre os estados-membros continuam. Todavia houve um entendimento para continuarem os esforços para aumentar a cooperação e coordenação entre os diferentes países - a linha defendida há muito tempo pela Alemanha e pela Suécia.
Quanto ao Brexit, Löfven explicou que os britânicos prometeram respeitar a liberdade de trabalho dos cidadãos da União Europeia no Reino Unido. Na opinião dele, uma atitude louvável, dado haverem 100 000 suecos a residir na Grã-Bretanha. 

Dagens Nyheter- 16 de dezembro de 2016 - Löfven: Ansvariga för krigsbrott ska ställas inför rätta- http://www.dn.se/nyheter/sverige/lofven-ansvariga-for-krigsbrott-ska-stallas-infor-ratta/

Sem comentários: