domingo, 2 de julho de 2017

FOGOS FLORESTAIS NA SUÉCIA


Todos os anos ocorrem cerca de 4000 incêndios na vegetação da Suécia, dos quais uns 500-1000 em florestas comerciais. As principais causas destes fogos são quedas de faíscas, fogueiras, brincadeiras infantis, fogos postos, acidentes com máquinas de trabalho.

A maioria destes incêndios tem pequena dimensão. Uma ou duas vezes, de dez em dez anos, ocorrem fogos florestais de grandes dimensões. Tendo em conta a alteração climática em curso, é previsível que aumente o risco de fogo no futuro, especialmente na metade sul do país. Depois do grande incêndio florestal da Västmanland em 2014, foi feito um estudo da situação, em que foram detetadas: Falhas sistemáticas no trabalho de prevenção no domínio florestal, falta de conhecimento sobre o comportamento individual em caso de incêndio florestal, e ainda deficiências na capacidade dos municípios em fazer aplicar a lei em vigor.

Entre as medidas preventivas, são geralmente apontadas: A plantação de zonas intermédias de florestas de folhosas, a limpeza de ervas secas e matagal próximo das casas, a boa preparação dos guardas de floresta, e a cobertura assegurada da rede de telemóvel. Os corredores de árvores folhosas (bétulas, carvalhos, etc...) travam a propagação do fogo, ao contrário do que acontece com as florestas de pinheiros e abetos.

Em caso de incêndio, é considerado necessário ter acesso rápido e seguro a ”coordenadas de alarme” que permitam localizar os pontos onde está iniciado um fogo, assim como a existência de caminhos florestais de acesso garantido, de pontos de abastecimento de água, e de pontos de refúgio bem demarcados, em caso de necessidade de fuga.

INFO

A Suécia é um país florestal, com cerca de 50% da sua superfície coberta por enormes florestas. As árvores mais frequentes são o abeto (42%), o pinheiro (39%) e a bétula (12%). 
Existem 22 milhões de hectares de floresta comercial. No período 2005-2014, os incêndios atingiram anualmente cerca de 2 mil hectares, isto é 0,01% da floresta comercial. Como comparação, os fogos preventivos para proteger a floresta são cerca de dez vezes maiores do que os fogos acidentais e criminosos.



Sem comentários: