terça-feira, 1 de agosto de 2017

SUÉCIA NA BATALHA FINAL PELA
AGÊNCIA EUROPEIA DO MEDICAMENTO

A Suécia acelera e intensifica a sua luta diplomática para fazer vir a Agência Europeia do Medicamento (EMA) para a região de Estocolmo-Uppsala. Um Secretariado Especial ligado ao Governo foi criado para conduzir a campanha promotora da candidadtura sueca à vitória final. 

Um argumento apresentado pela Suécia é o facto de outra agência europeia - o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) - estar precisamente localizada em Estocolmo. O Primeiro-Ministro Stefan Löfven aponta que a proximidade entre as duas agências daria ganhos recíprocos acrescentados, formando um nicho da “Life Science” na Suécia.
Tanto a Ministra da Saúde Annika Strandhäll  como o Ministro da Economia Mikael Damberg trabalham intensamente para influenciar o resultado final. A Suécia garante um início imediato de trabalho sem interrupções, habitações para 1 000 funcionários e uma Escola Europeia para 600 crianças acompanhantes.
O Secretariado Especial trabalha ainda em cooperação direta com o Ministério das Finanças e com o Ministério dos Assuntos Sociais. O trabalho decorre em duas frentes: Internamente, procura garantir os critérios exigidos pela União Europeia. Externamente, estuda cuidadosamente as outras cidades concurrentes e sonda os possíveis apoios de outros países.

FONTES
Dagens Industri | 19 de julho de 2017 | Hård kamp för Sverige om EU-myndighet | http://www.di.se/nyheter/hard-kamp-for-sverige-om-eu-myndighet/
Sydsvenskan | 1 de agosto de 2017 | 19 länder konkurrerar om EU-myndighet | https://www.sydsvenskan.se/2017-08-01/19-lander-konkurrerar-om-eu-myndighet
Göteborgs-Posten | 19 de julho de 2017 |Sverige hårdsatsar i spurt om EU-myndighet  | http://www.gp.se/nyheter/sverige/sverige-h%C3%A5rdsatsar-i-spurt-om-eu-myndighet-1.4457725

Sem comentários: